Postado em 12 de Julho de 2017 às 18h48

DIA NACIONAL DE AÇÃO acontece em Chapecó

Sindicom Chapecó Sindicom participa de ato Nacional de Ação em favor dos trabalhadores e trabalhadoras da rede Walmart O Dia Nacional de Lutas contra Rede Walmart/Big, realizado nesta quarta-feira (12) foi organizado pelo Comitê Sindical...

O Dia Nacional de Lutas contra Rede Walmart/Big, realizado nesta quarta-feira (12) foi organizado pelo Comitê Sindical Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da empresa e organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT). E convocado em Santa Catarina, pela Federação dos Trabalhadores no Comércio do nosso Estado. O ato objetivou conscientizar trabalhadores e a sociedade em geral, inclusive consumidores, de que a multinacional comete diversas infrações trabalhistas.

Neste ato, dirigentes sindicais de diversas entidades filiadas também à Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (FECESC) e inúmeros sindicatos de outras categorias de Chapecó, realizaram panfletagem e denunciaram diversas práticas cometidas pela multinacional em diversos estados. Em Chapecó, o embate foi contra o descumprimento da Norma Regulamentadora número 17 dentre outras práticas de assédio contra os trabalhadores da rede através do Supermercado BIG.

A direção do SINDICOM busca há 5 anos solucionar a situação. Pouco se evoluiu diante dos entraves da empresa. Agora, os representantes dos trabalhadores querem um acordo nacional para que a situação seja resolvida definitivamente. “Os trabalhadores não podem ser mais penalizados e pagar por situações irresponsáveis. Sofrem assédio, ameaças, demissão por justa causa em grande número e ainda têm que trabalhar fora do que a lei exige. Não vamos permitir que isso continue acontecendo seja qual for a empresa”, afirmou o presidente do SINDICOM, Ivo Pereira Moraes.

O SINDICOM Chapecó e Região contou com a participação de dirigentes da FECESC e dos sindicatos dos comerciários de Araranguá, Tubarão, Palhoça, São José, Florianópolis, Curitibanos, Caçador, Xanxerê, Xaxim, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Sul, Itajaí, Canoinhas, Sintrauto e SEEF.

Em maio, a Contracs e o Comitê Sindical Nacional se reuniram com o Walmart apresentando denúncias de todo o país. A empresa se comprometeu a retornar as denúncias apresentadas, mas ainda não contatou a Contracs ou o Comitê. Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do Walmart ainda aguardam o retorno da empresa e destacam que a mesa de diálogo social está aberta para resolver os conflitos.

O Comitê
    O Comitê Sindical Nacional dos Trabalhadores do Walmart da Contracs tem representação em 90 lojas em 17 estados brasileiros. A ação aconteceu também em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Patrícia Duarte
    Jornalista MTb3090-SC

Mobilização aconteceu em frente ao BIG, contra ações que agridem os trabalhadores na rede Walmart

• Sindicom Chapecó -