Sindicom participa de ato Nacional de Ação em favor dos trabalhadores e trabalhadoras da rede Walmart
O Dia Nacional de Lutas contra Rede Walmart/Big, realizado nesta quarta-feira (12) foi organizado pelo Comitê Sindical Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da empresa e organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT). E convocado em Santa Catarina, pela Federação dos Trabalhadores no Comércio do nosso Estado. O ato objetivou conscientizar trabalhadores e a sociedade em geral, inclusive consumidores, de que a multinacional comete diversas infrações trabalhistas.
Neste ato, dirigentes sindicais de diversas entidades filiadas também à Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (FECESC) e inúmeros sindicatos de outras categorias de Chapecó, realizaram panfletagem e denunciaram diversas práticas cometidas pela multinacional em diversos estados. Em Chapecó, o embate foi contra o descumprimento da Norma Regulamentadora número 17 dentre outras práticas de assédio contra os trabalhadores da rede através do Supermercado BIG.
A direção do SINDICOM busca há 5 anos solucionar a situação. Pouco se evoluiu diante dos entraves da empresa. Agora, os representantes dos trabalhadores querem um acordo nacional para que a situação seja resolvida definitivamente. “Os trabalhadores não podem ser mais penalizados e pagar por situações irresponsáveis. Sofrem assédio, ameaças, demissão por justa causa em grande número e ainda têm que trabalhar fora do que a lei exige. Não vamos permitir que isso continue acontecendo seja qual for a empresa”, afirmou o presidente do SINDICOM, Ivo Pereira Moraes.
O SINDICOM Chapecó e Região contou com a participação de dirigentes da FECESC e dos sindicatos dos comerciários de Araranguá, Tubarão, Palhoça, São José, Florianópolis, Curitibanos, Caçador, Xanxerê, Xaxim, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Sul, Itajaí, Canoinhas, Sintrauto e SEEF.
Em maio, a Contracs e o Comitê Sindical Nacional se reuniram com o Walmart apresentando denúncias de todo o país. A empresa se comprometeu a retornar as denúncias apresentadas, mas ainda não contatou a Contracs ou o Comitê. Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do Walmart ainda aguardam o retorno da empresa e destacam que a mesa de diálogo social está aberta para resolver os conflitos.
O Comitê O Comitê Sindical Nacional dos Trabalhadores do Walmart da Contracs tem representação em 90 lojas em 17 estados brasileiros. A ação aconteceu também em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Patrícia Duarte Jornalista MTb3090-SC
Mobilização aconteceu em frente ao BIG, contra ações que agridem os trabalhadores na rede Walmart
Veja também
8702518/Mai/201518/05/15há 5 anos Segunda-feira, 18 de Maio de 201518/05/2015FATOR PREVIDENCIÁRIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER? Primeiro: As mudanças ainda não estão em vigor. Dependem de aprovação no Senado e da Presidenta; Segundo: Não é necessário aposentar-se antes das alterações entrarem em vigor porque não haverá prejuízo para nenhum segurado. É que a proposta não impede que você se aposente com o fator......
FERIADO 7 DE SETEMBRO01/Set/201501/09/15há 5 anos Terça-feira, 01 de Setembro de 201501/09/2015...
Sindicom reúne trabalhadores e familiares para um dia especial26/Fev/201426/02/14há 6 anos Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 201426/02/2014Sindicom reúne trabalhadores e familiares para um dia especial O evento foi realizado no domingo, 17, na sede do Cercom em comemoração ao Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro. A diretoria do Sindicato dos Empregados......