Previdência e Terceirização Sindicatos realizam Seminário para orientar categorias sobre Reformas
As diretorias do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região (SITESSCH) e do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom), realizaram na noite desta quarta-feira (19) Seminário sobre Reforma da Previdência e Terceirização: O que o futuro nos reserva?. O evento ocorreu na sede do SITESSCH e reuniu diretores, trabalhadores e convidados da base de atuação de ambas as entidades.
Para proferir o seminário foram convidados o advogado e membro da Comissão de Direito Sindical da OAB Chapecó, Erivelton Konfidera; e a assistente social Elisônia Renk. Mediou os trabalhos o assessor jurídico dos dois sindicatos, advogado Cesar Barella. Ambos abordaram os assuntos que mais vão impactar os trabalhadores caso aprovadas pelo Congresso Nacional. Na avaliação geral, juntamente com a proposta da reforma Trabalhista, os danos serão irreparáveis. “Se aprovadas, retrocederemos muito e o trabalhador será o maior prejudicado”, avalia Konfidera.
Na mesma lógica, Elisônia Renk enfatizou que, além das perdas futuras com relação à Previdência, caberá aos trabalhadores mais novos ter de ingressar no mercado de trabalho mais cedo e, “mesmo assim, não terão a garantia de aposentadoria diante do cenário da expectativa de vida da população e dos quesitos te integralidade do benefício”.
As diretorias dos sindicatos realizadores do Seminário chamaram a atenção para que as categorias permaneçam ainda mais unidas e atuantes, participando das mobilizações e eventos sobre os assuntos. “Temos o poder e o dever de não permitir que essas ‘propostas’ passem. Não vamos pagar a conta e deixar que os trabalhadores sejam penalizados’, afirma o presidente do Sindicom, Ivo Pereira Moraes. Para a presidenta do SITESSCH, Maria Salete Cross, essa é a hora de ir para as ruas e de exigir que o governo não mexa nos direitos da população. “Nosso futuro e o das próximas gerações está seriamente ameaçado. Dia 28 de abril será o momento de deixar claro que não vamos aceitar essas afrontas”, disse.
Outras atividades relacionadas ao tema também foram discutidas de forma específica em cada sindicato.
Patrícia Duarte/Assessoria
Veja também
PLENÁRIA FECESC07/Nov/201707/11/17há 4 anos Terça-feira, 07 de Novembro de 201707/11/201770ª Plenária Estadual da FECESC debate rumo do movimento dos trabalhadores com contrarreforma trabalhista Às vésperas de entrar em vigor a contrarreforma trabalhista, dirigentes sindicais dos trabalhadores no comércio e serviços de Santa Catarina se reunirão, de 7 a 9 de novembro, para sua 70ª Plenária, em Lages, região Planalto de Santa Catarina. Realizadas a cada semestre, as Plenárias Estaduais reúnem diretores da......
Atenção - Supermercado não pode cobrar preço diferente do anunciado15/Jun/201615/06/16há 6 anos Quarta-feira, 15 de Junho de 201615/06/2016Supermercado não pode cobrar preço diferente do anunciadoSupermercado não pode cobrar preço diferente do anunciado O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve medida liminar para determinar que o Supermercado BIG de Chapecó mantenha um controle......
17869912/Abr/201712/04/17há 5 anos Quarta-feira, 12 de Abril de 201712/04/2017